Ensino Fundamental Anos Iniciais

"...ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos." (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018)

“Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para o multiletramento e a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço”.

“... se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializa descobertas”.

Em linhas gerais, podemos considerar que o  Ensino Fundamental – Anos Iniciais deve oferecer à criança condições de:

• Alfabetização e sistematização do conhecimento;

• Organização curricular – Áreas do conhecimento;

• Introdução a alfabetização científica e elaboração de conhecimentos;

• Atividades lúdicas, artísticas e científicas.

MATERIAL DIDÁTICO POLIEDRO

COLEÇÃO PHASES

A coleção Phases, do Sistema de Ensino Poliedro, destina-se ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os livros da coleção, elaborados a partir dos fundamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscam promover o desenvolvimento e o sucesso dos alunos nesse processo de aprendizagem. Todos os conteúdos e as atividades foram planejados para formar estudantes críticos e participativos, capazes de prosseguir seus estudos com autonomia e motivação.

Composição da coleção

A coleção Phases apresenta materiais semestrais.

Kit 1º semestre –

•Livro de Português, Livro de Matemática, Livro de História, Livro de Ciências, Livro de Geografia, Livro de Arte, Livro de Inglês, Educação Socioemocional (digital) e Livro de Espanhol Anual (deve ser adquirido separadamente).

Kit do 2º semestre –

•Livro de Português, Livro de Matemática, Livro de História, Livro de Ciências, Livro de Geografia, Livro de Arte, Livro de Inglês,  Caderno de exercícios complementares de Matemática e Educação Socioemocional (digital).

Material suplementar

• Praticando a escrita – letra cursiva (1º ano).

• Caderno de exercícios complementares de Matemática 1 e 2 (2º ao 5º ano).

Manual de Educação Socioemocional

Para garantir o desenvolvimento integral dos alunos nas esferas social e emocional, o Sistema de Ensino Poliedro elaborou o Manual de Educação Socioemocional, que apresenta orientações aos professores com base nas competências gerais previstas pela BNCC e propõe um trabalho contextualizado a partir das atividades do livro do aluno.