Ensino Médio

"Adotar essa noção ampliada e plural de juventudes significa, portanto, entender as culturas juvenis em sua singularidade. Significa não apenas compreendê-las como diversas e dinâmicas, como também reconhecer os jovens como participantes ativos das sociedades nas quais estão inseridos, sociedades essas também tão dinâmicas e diversas." (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018)

Nova função para o nosso Ensino Médio, o abandono do conhecimento descontextualizado, compartimentalizado e baseado na memorização de fatos sem a construção de significados, buscando:

“... dar significado ao conhecimento escolar, mediante a contextualização; evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade; incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender” (PCNEM, 2000, p. 4).

“O desenvolvimento pessoal permeia a concepção dos componentes científicos, tecnológicos, socioculturais e de linguagens. O conceito de ciências está presente nos demais componentes, bem como a concepção de que a produção do conhecimento é situada sócio, cultural, econômica e politicamente, num espaço e num tempo. Cabe aqui reconhecer a historicidade do processo de produção do conhecimento” (PCNEM, 2000, p.19).

A organização do ensino será em três áreas do conhecimento:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

• Ciências Humanas e suas Tecnologias e;

• Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Com a implementação do Projeto Político Pedagógico, o Colégio Ferreira Prado utilizará novas tecnologias e estratégias instrucionais visando uma maior qualidade de ensino:

• Interdisciplinaridade entre os conceitos dentro da área do conhecimento e com outras áreas;

• Maior envolvimento com as questões econômicas e sociais;

• Articulação entre a formulação teórica e aplicações práticas;

• Intensificação dos cálculos e algoritmos matemáticos nas ciências naturais

Assim sendo, espera que seus alunos, além de cidadãos conscientes e portadores de conhecimentos que o qualifiquem para o trabalho, demonstrem ter adquirido habilidades de raciocínio e qualidades pessoais.

MATERIAL DIDÁTICO POLIEDRO

COLEÇÃO LUMEN

Atualizada e consistente, nossa proposta para o Ensino Médio apresenta conteúdo aprofundado, grande quantidade de exercícios e diversas ferramentas de avaliação e análise de desempenho. Oferecemos aos nossos alunos uma formação sólida, que estabelece a base necessária para os desafios do Enem e dos vestibulares.

Construir o conhecimento de maneira sólida e prazerosa é um desafio, principalmente no Ensino Médio. Por isso, o Sistema Poliedro fornece um material que possibilita o desenvolvimento da autonomia de aprendizagem, sem abrir mão da sistematização. Com conteúdo sólido e organizado, a coleção oferece uma formação completa, preparando o aluno para enfrentar exames, vestibulares e os desafios da vida adulta.

O Sistema de Ensino Poliedro conta com uma nova coleção para o Ensino Médio desde 2020: a Coleção Lumen. Constituída de todos os componentes curriculares, ela trará a indicação das competências e habilidades referenciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Composição da coleção

Kit 1º semestre – Livro de Português, Livro de Produção de Texto, Livro de Matemática, Livro de História, Livro de Geografia, Livro de Biologia, Livro de Química, Livro de Física, Livro de Filosofia, Livro de Sociologia, Livro de Arte e Livro de Inglês,

Kit do 2º semestre –Livro de Português, Livro de Produção de Texto, Livro de Matemática, Livro de História, Livro de Geografia, Livro de Biologia, Livro de Química, Livro de Física, Livro de Filosofia, Livro de Sociologia, Livro de Arte e Livro de Inglês,