Ensino Fundamental Anos Finais

"...também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação." (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018)

Os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, [...] vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes”.

“Ampliam-se também as possibilidades intelectuais e intensifica-se a capacidade de raciocínios mais abstratos. [...] mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração”.

Em linhas gerais, podemos considerar que o Ensino Fundamental – Anos Finais deve oferecer à criança condições de:

• Articulação interdisciplinar constante e consistente;

• Inserção de recursos matemáticos em diversos contextos;

•Comprometimento com o processo de letramento científico, artístico, humanístico, literários e matemáticos.

As competências por áreas são:

Linguagens- compreender as linguagens como construção humana, histórica e social e o seu caráter constitutivo de organização e significação da realidade.

Ciências Humanas- identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural.

Matemática- reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

Ciências da Natureza- compreender as ciências como empreendimento humano, reconhecendo que o conhecimento científico é provisório, cultural e histórico. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e da tecnologia e propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

MATERIAL DIDÁTICO POLIEDRO

COLEÇÃO CALLIS

Os livros foram elaborados com clareza e objetividade para que os alunos possam compreender os conteúdos e as propostas e, assim, estejam aptos a estudar e assimilar os temas abordados com autonomia.

Imagens, fotografias, ilustrações, gráficos etc., todos de elevada qualidade técnica e relacionados aos textos, dão significado aos conceitos, contribuindo para o processo de aprendizagem. A coleção apresenta e desenvolve os conceitos e procedimentos de maneira rigorosa, construídos com base em sólidos e consagrados referenciais teóricos.

Os livros da coleção possibilitam desenvolver as habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo à diretriz nacional que define as aprendizagens essenciais às quais os alunos da Educação Básica têm direito..

Composição da coleção

A coleção Callis apresenta materiais semestrais.

•Kit 1º semestre – Livro de Português, Livro de Matemática, Livro de História, Livro de Ciências (no 9º ano o livro é subdividido em Biologia, Química e Física), Livro de Geografia, Livro de Arte Anual, Livro de Inglês Anual e Livro de Espanhol Anual.

•Kit do 2º semestre – Livro de Português, Livro de Matemática, Livro de História, Livro de Ciências (no 9º ano o livro é subdividido em Biologia, Química e Física) e Livro de Geografia.

Manual de Educação Socioemocional

Para garantir o desenvolvimento integral dos alunos nas esferas social e emocional, o Sistema de Ensino Poliedro elaborou o Manual de Educação Socioemocional, que apresenta orientações aos professores com base nas competências gerais previstas pela BNCC e propõe um trabalho contextualizado a partir das atividades do livro do aluno.