Novo Ensino Médio
O Colégio Ferreira Prado preocupado com a aprendizagem dos alunos implantou um Novo Ensino Médio em 2021 com a formação básica, os itinerários formativos e projeto de vida.
O que mudou?
Com o Novo Ensino Médio os estudantes vivenciam uma rotina escolar que desenvolve ainda mais o protagonismo juvenil, contribuindo na construção de projetos de vida alicerçados no bem comum e no desenvolvimento social. Ou seja, além de estudar os componentes curriculares e os núcleos de aprofundamento previstos nas 4 áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, eles escolhem percursos investigativos pelos quais se identificam, conectando os diferentes saberes com as realidades das juventudes contemporâneas.
Como é no Colégio Ferreira Prado?
A proposta do Novo Ensino Médio vai ao encontro da educação integral que promovemos em nosso colégio. Temos como premissa aliar excelência acadêmica, a formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e projeto de vida dos nossos jovens.
O currículo do Novo Ensino Médio é composto por 2 grandes dimensões distintas e complementares: formação geral básica e itinerários formativos.
Formação Geral Básica
A formação geral básica é estruturada pelas 4 áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante.
É composta por 1800 horas distribuídas em 600 horas anuais nas três séries do Ensino Médio.
Desta forma, assegura um processo de formação e aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e ponto de vista.
A formação geral básica corresponde a 20 períodos de aulas semanais.
Itinerários Formativos
Os Itinerários formativos são estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que envolve a curiosidade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes.
Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em 2 grupos ao longo do ano que contemplam as quatro áreas do conhecimento. O aluno pode escolher os itinerários que irá cursar.
Núcleos de aprofundamento:
-
Oportunidade de aprofundar e ampliar seus conhecimentos nas áreas a partir de problematização
-
Aplicação dos conceitos trabalhados nas áreas de conhecimento por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos entre outros.
-
A organização dos núcleos é seriada (ou seja, de acordo com de acordo com o nível de ensino de cada estudante ).
-
A carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio.
Percursos Investigativos Optativos:
-
Dimensão que convida o estudante trabalhar é dimensão que convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos
-
Temáticas que contemplam interesses distintos dos jovens. Confira os temas 2022:
-
Energias renováveis e eficiência energética
-
Imunologia e saúde pública
-
Moradias: espaços, formas e impactos sociais
-
Gamificação
-
Protagonismo e projeto de vida
-
Comunicação e mídias digitais
-
Empreendedorismo e um Novo Mundo do trabalho
-
-
Turmas não seriadas
-
Momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes