top of page

Novo Ensino Médio

O Colégio Ferreira Prado preocupado com a aprendizagem dos alunos implantou um Novo Ensino Médio em 2021 com a formação básica, os itinerários formativos e projeto de vida.

17872768106528159.jpg

O que mudou?

Com o Novo Ensino Médio os  estudantes  vivenciam uma rotina escolar que desenvolve ainda mais o protagonismo juvenil, contribuindo na construção de projetos de vida alicerçados no bem comum e no desenvolvimento social. Ou seja, além de estudar os componentes curriculares e os núcleos de aprofundamento previstos nas 4 áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas  e Ciências da Natureza, eles escolhem percursos investigativos pelos quais se identificam, conectando os diferentes saberes com as realidades das juventudes contemporâneas.

Como é no Colégio Ferreira Prado?

A proposta do Novo Ensino Médio vai ao encontro da educação integral que promovemos em nosso colégio. Temos como premissa aliar excelência acadêmica, a formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e projeto de vida dos nossos jovens.

O currículo do Novo Ensino Médio é composto por 2 grandes dimensões distintas e complementares: formação geral básica e itinerários formativos.

18181026361147378.jpg
17846091557671793.jpg

Formação Geral Básica

A formação geral básica é estruturada pelas 4 áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante.

É composta por 1800 horas distribuídas em 600 horas anuais nas três séries do Ensino Médio.

Desta forma, assegura um processo de formação e aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e ponto de vista.

A formação geral básica corresponde a 20 períodos de aulas semanais.

Itinerários Formativos

 Os Itinerários formativos são estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que envolve a curiosidade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes.

Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em 2 grupos ao longo do ano que contemplam as quatro áreas do conhecimento. O aluno pode escolher os itinerários que irá cursar.

17845292129664750.jpg
17893843061329535.jpg

Núcleos de aprofundamento:

  • Oportunidade de aprofundar e ampliar seus conhecimentos nas áreas a partir de problematização

  • Aplicação dos conceitos trabalhados nas áreas de conhecimento por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos entre outros.

  • A organização dos núcleos é seriada (ou seja, de acordo com de acordo com o nível de ensino de cada estudante ).

  • A carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio.

Percursos Investigativos Optativos:

  • Dimensão que convida o estudante trabalhar é  dimensão que convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos

  • Temáticas que contemplam interesses distintos dos jovens. Confira  os temas 2022:

    • Energias renováveis e eficiência energética

    • Imunologia e saúde pública

    • Moradias: espaços, formas e impactos sociais

    • Gamificação

    • Protagonismo e projeto de vida

    • Comunicação e mídias digitais

    • Empreendedorismo e um Novo Mundo do trabalho

  • Turmas não seriadas

  • Momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes

18173178715095648.jpg
bottom of page